Gênero e Orientação Sexual
- JorgeHMN
- 12 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Desde que postei o texto sobre os transgêneros, muitas pessoas me falam que não "conseguem entender" como um homem trans gosta de homem, já que ele era mulher... Na verdade rotular as pessoas está sendo extinto, mas como ainda a maioria precisa disso para entender, vou dar minha contribuição.
Vamos lá! Explicando tudo se entende, vamos então aprofundar um pouco mais, e ser mais completo nas informações.
Existem dois assuntos diferentes envolvidos aqui: identidade de gênero e orientação sexual. Não é porque você nasce trans que você obrigatoriamente tem que se atrair pelo sexo oposto ao de sua escolha de gênero.
Identidade de gênero é o modo como o indivíduo se identifica com o seu gênero. Ou seja, é como a pessoa se reconhece: homem, mulher, ambos ou nenhum dos gêneros. Sim, olha só, existem pessoas que não se identificam em nenhum gênero. O que vai determinar a identidade de gênero de cada um é a maneira como a pessoa se sente e se percebe, assim como a forma que esta deseja ser reconhecida pelas outras pessoas.
Agora, entenda um pouco além do ser Homem ou Mulher, ou caso não saiba, são intitulados como cisgênero. Ser um Cis ou uma CIs consiste no indivíduo que se identifica com o seu "gênero de nascença". Por exemplo: um indivíduo que possui características biológicas típicas do gênero masculino e que se identifica (socialmente e psicologicamente) como um homem.
Agora um transgênero, é o indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele com que nasceu. Por exemplo: uma pessoa que nasce com características masculinas (do ponto de vista biológico), mas que se sente do gênero feminino.
Já uma pessoa não-bionária fica entre masculino e feminino, ou a total indiferença entre ambos. Os indivíduos não-binários ultrapassam os papeis sociais que são atribuídos aos gêneros, criando uma terceira identidade que foge do padrão "homem-mulher".
Agora que vem o que muita gente acha "difícil de entender". O que se deve ter em mente é o seguinte, independente de quem você seja, você pode ter sua orientação sexual que for. Nada está relacionado ao seu gênero. Desmistifique isso!
Vamos a mais um exemplo como foi dado no post sobre transexualidade, com personagem!
Julia é uma mulher transgênero (indivíduo que nasceu com órgão sexual masculino, mas que se identifica com o gênero feminino). Ela já passou por toda sua transição e realizou sua cirurgia, mudança de nome, tudo! Mas desde sempre Julia se atrai por mulheres. Ou seja, ela é uma mulher lésbica.
O que temos que entender é: qualquer pessoa pode ter qualquer tipo de orientação sexual - homossexual, bissexual, heterossexual, assexual, etc, sendo que a orientação sexual depende do gênero que a pessoa sente atração sexual.

Cartilha para viajante LGBT - Ministério do Turismo Página 21
Caso tenha alguma dúvida, não fique com medo de perguntar, mandar sua opinião. Compartilhe este texto com quem você acha que pode contribuir para um aprendizado social.
Kommentare